terça-feira, 24 de novembro de 2009

Óleo sobre Tela - Meire Deloair

A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história. O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade.Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do sul do Saara.A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).
Chegada ao BrasilA arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira.


http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm

Desvenda e CowBees

Super bacana o trabalho que esses artistas, entre eles nossas professoras Cláu e Betina, estão realizando em Porto Alegre.



Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=4gGULkQOntM&feature=related

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PROFESSOR CURADOR...







A preocupação em investigar a mediação entre a arte e o público nas suas múltiplas relações,a obra,os artistas,a curadoria educativa,os fruidores, o ensino e aaprendizagem de arte nas escolas estruturam diversas pesquisas de Miriam Celeste Martins...Muito nos tem proporcionado em materiais sobre esta "curadoria" que perspassa nosso trabalho em sala de aula.Que imagens levamos aos nossos alunos, como que autoria proporcionamos aos artistas?Como selecionamos este universo imagético?Como "oferecemos" este repertório?Quais nossos critérios de seleção?Assunto que foi pauta em um dos fóruns de nosso Curso de Artes Visuais...Nossas inquietações justificam-se quando temos a certeza de estar fazendo uma curadoria constante... desafios e propostas "incitadas" pelas imagens que oferecemos....tarefa intensa e dificil pois as conexões que se estabelecem a partir da imagem ou anterior , ou posterior nos proporcionam novos olhares....e "produzem" outros olhares em nossos alunos....
"É natural que utilizemos obras de arte para o exercício de nossa desconfiança.Cultivar suspeitas pode nos salvar das verdades."(Escritos de Cildo Meirelles, na 6ª Bienal do Mercosul)
Tenho alguns livros que indicaria como referências importantes para nosso olhar "curador".Dois de Miriam Celeste Martins e seu Grupo de Pesquisa, e uma Organização da Prof Dra Luciana Loponte,da Unisc,Revista Reflexão e Ação.
Martins,Miriam Celeste,Mediando Contatos com Arte e Cultura,Ed.Acadêmica,USP,São Paulo,2007
Martins,Miriam Celeste,Mediação,Provocações,Estéticas,Ed,Acadêmica,USP,São Paulo,2005
Reflexão e Ação/Universidade de Santa Cruz do Sul.Edunisc,1990



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Temporal em POA


Hoje, a tarde, anoiteceu mais cedo.

Por volta da uma hora da tarde, a capital ficou escura e o vento trouxe muita chuva e destruição.

Isso tudo não impediu o fotógrafo Jackson Zanini, do Correio do Povo, de registrar a beleza contida em uma imagem que seria de desolação. A beleza inserida na tragédia.

Vejam se eu não tenho razão.
Quem quiser conferir outras imagens do fotógrafo, acessem http://www.correiodopovo.com.br/galeria.aspx?Noticia=59167&MT=27891

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CIRCUITO DAS VAQUINHAS




Hoje dia 18 de novembro,São Paulo recebe a CowParade - Circuito da Vacas,exposição de arte de rua que percorre o mundo há 11 anos.Nesta edição pretende atrair 7 milhões de paulistanos."O Rebanho" de esculturas em formato de vaquinhas ficará aberto ao público até 17 de janeiro de 2010, com o objetivo de valorizar a arte e provocar o sorriso de quem o contempla.Estas "obras" no final da exposição costumam ser leiloadas e o dinheiro doado para entidades designadas, e miniaturas das vaquinhas também são comercializadas e com o mesmo fim o dinheiro arrecadado é doado..Veja mais em http://www.cowparade.com.br/

domingo, 15 de novembro de 2009

Marcelo Tanaka




Artista Plástico Marcelo Tanaka
Em abril de 1966, nasce em Bragança Paulista, ainda em seu primeiro ano de vida, a mudança para São Paulo, define o palco onde desenvolve seu prodigioso talento, manifesto aos sete anos, com a descoberta do desenho. Tal sensibilidade, desperta a atenção de um talentoso japonês, amigo de seu pai, trazendo-o em 1974, do Japão, para ensinar ao jovem prodígio, técnicas de pintura em giz pastel; período em que o jovem artista, dedicou-se também ao estudo da língua japonesa.
Após ter concluído dois cursos universitários (Comunicação e Educação Física), foi para Tókio, buscar um conhecimento mais profundo da arte contemporânea japonesa, desde sempre, latente em suas memória de origem e constante delineador de sua arte.
Iniciou-se na técnica de pintura à óleo em 96, seguindo sempre a orientação filosófica de seu mestre de infância:"Não importa como e como você pinta, transfira sempre para a ponta do pincel, somente o que seu coração está dizendo."
O percurso definido pelo contexto histórico, o sensível talento deste jovem e brilhante artista nipo-brasileiro acrescentam valores imprescindíveis, conferidos pela riqueza e multiplicidade da fusão cultural Brasil/Japão, assegurando-lhe a "máxima", desejada por todo artista: sucesso junto ao público, críticos e o recente convite para uma temporada, de pintura e exposições em Roma -Itália.

sábado, 7 de novembro de 2009

Dominó Gigante nas ruas de Berlim


Fotos Agência Reuters

Um dominó gigante com cerca de mil blocos de dois metros e meio de altura voltou a separar as duas Alemanhas neste sábado (7), em Berlim. As peças, decoradas por estudantes do país, serão derrubadas na segunda (9), por chefes de estado do mundo todo, para marcar os 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Pessoas que passavam pelo local paravam para ver as peças, que estão em uma extensão 1,5 km, sobre a rota original do muro. Os blocos foram colocados do Portão de Brandemburgo ao Potsdamer Platz.

Cada peça pesa 20 kg e foi colocada na distância de 1,5 metros da outra.



Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1370533-5602,00-DOMINO+GIGANTE+SEPARA+NOVAMENTE+ALEMANHA+E+VIRA+ATRACAO+EM+BERLIM.html



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Isto é arte?


"Tapume"
obra em madeira compensada
do artista paulista Henrique Oliveira
planejada para uma área externa
7ª Bienal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.



Em tempos de Bienal, nada melhor do que uma polêmica para despertarmos de nosso comodismo cotidiano. Afinal de contas, essa não é uma ds funções da arte?



Deixo abaixo o link do artigo do historiador Voltaire schilling, "A capital das monstruosidades", que causou furor no meio artístico, para que possam acessá-lo e pensar no assunto.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2695641.xml&template=3898.dwt&edition=13384&section=1012

Quem Medo de Arte Contemporânea...


O texto referido Quem Tem Medo de Arte Contemporânea, na postagem anterior é baseado nos escritos do livro e dvd de Fernando Cocchiarale,com o mesmo nome, da Fundação Joaquim Nabuco,Recife,Editora Massangana,2006

"Habituamo-nos a pensar que a arte é uma coisa muito diferente da vida. dela separada pela moldura e pelo pedestal..."

Nicolas Floc`h

Nicolas Floc`h na Bienal do Mercosul... Quem tem medo da arte contemporânea?Muitos.A maioria diz não entendê-la,por achá-la estranha àquilo que consideram arte.....duvido que um leigo que diga que entenda Monalisa , saiba o que é sfumato,claro-escuro,seção áurea.O que é anatomia?O que é prespectiva?no entanto essas informações não participam necessariamente da fruição estética...há uma necessidade de mediação pela palavra, para produção de sentido...
Está em questão uma busca ansiosa pela explicação verbal obras reais e concretas, como sem as palavras fosse impossível compreenddê-las.
A explicação assassina a fruição estética, já que ao reduzir a obra a uma explicação mata sua riqueza polissêmica e ambígua,direcionando-a num sentido unívono...
Entender significa reduzir a obra à esfera inteligiível...
O artista contemporâneo nos convoca para um jogo onde as regras não são lineares,mas desdobradas em redes de relações possíveis ou não de serem estabelecidas....A formação do público (nossos alunos...)torna-se uma essencialidade...estimular o público a estabelecer algumas relações de seu próprio modo...(é fascinante)Se a arte contemporânea dá medo é por ser abrangente demais e muito próxima da vida..
Não podemos...deixar o olhar se deleitar na obra da 7ª Bienal do Mercosul, de Nicolas Floc`h.
A GRANDE TROCA,é um trabalho processual que convida membros de várias comunidades para fabricar em uma escala de 1:1, com restos de madeira,objetos que necessitem.A intenção é de que eles sejam trocados por objetos reais e, assim, regressem às pessoas de origem...maravilhoso trabalho...Biografias Coletivas no Cais do Porto












quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feira do Livro de Porto Alegre


Todos que me conhecem sabem que costumo ir à Feira do Livro de Porto Alegre, todos os anos.
No dia do meu aniversário, principalmente, marco com algumas amigas de coração e tomamos chá, comemos bolo e brindamos essa data no meio de muitas sacolas de livros. Esse ano vai ser bem complicado devido as inúmeras atividades que ando fazendo. Vamos tentar...

O local é um espetáculo de cor, luz, som e muita, muita cultura...

Então ai vai a dica: guarde uma graninha para comprar bons livros e passear no meio das barraquinhas e apreciar os jacarandás floridos, típicos dessa época e que caracterizam tão bem a Feira do Livro de Porto Alegre.

Vocês já repararam que o logo da Feira lembra um jacarandá florido?Maravilhoso...

Serviço: 55ª Feira do Livro de Porto Alegre
Local: Praça da Alfândega
Data: de 30 de outubro a 15 de novembro de 2009
Patrono: Carlos Urbim

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Conhecimento da Arte


Falar de Arte, aparentemente, parece ser um assunto simples mas devido à sua complexidade e transformação evolutiva, não é tão simples assim. É necessária uma reflexão sobre a maneira própria do nosso cotidiano e de como colocamos no mundo que nos rodeia. A montagem de um ambiente, com móveis, cores e objetos, até a roupa, a maquiagem que usamos e a música que ouvimos, tudo isso é um conjunto de símbolos estéticos que trazem expressões e mensagens que possibilitam a comunicação entre o artista e o observador, entre o artista e o consumidor, entre o artista e o ouvinte. É através da arte que o nosso eu encontra razão para colocar os pensamentos e sentimentos. A Arte é percebida, por nós, pelos olhos da sensibilidade. Nos tornamos cada vez mais humanos à medida que usufruísmo da Arte.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ENCANTOS COM A BIENAL...











(...)Todos os caminhos levam ao mesmo ponto:a comunicação do que somos.E é preciso atravessar a solidão e a aspereza,a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico em que podemos dançar torpemente ou cantar com melancolia;mas nesta dança ou nesta canção estão consumados os mais antigos ritos da consciência: da consciência de ser homem e de crer em um destino comum.




Pablo Neruda (Chile,1904-1973)-Fragmento do discurso pronunciado pelo poeta chileno na entrega do Premio Nobel de Literatura, em 1971.




Material (Biografias Coletivas) da 7ª Bienal do Mercosul

A Fotografia como Arte


Tirar fotos para mim é uma arte. Uma foto bem tirada guarda lembranças eternas. Quantas vezes deixamos registrados momentos interessantes de nossa vida. E para isso, nada como saber qual o melhor momento e local exato. Para tirar uma foto não basta o clique, é preciso colocar a alma e saber quando será o clique. A verdadeira emoção dura muito pouco e, uma piscada, passou. Para mim, essa emoção é incrível, pois posso guardar a lembrança e boas recordações em forma de arte que é a fotografia.Fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. Muitos perguntam se fotografia é arte ou não é, muitas são as opiniões.Barthes diz que muitos não a consideram arte, por ser facilmente produzida e reproduzida. Mas cabe a cada um interpretar a realidade, e não apenas copiá-la.Nós, como educadores, devemos levar os alunos a usarem a fotografia como um processo de investigação do cotidiano de cada um, e mediante as imagens obtidas da escola, da família, da cidade e das coisas que os cercam, eles consigam analisar e estudar cada momento documentado. Conectando-o com a história, a sociedade, a geografia, a etnia e a economia.Nas artes visuais, incluem-se muitas modalidades, que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas. Cada uma tem a sua particularidade e é usada em várias possibilidades de combinação entre elas.O professor deve aliar os recursos tecnológicos com os seus conhecimentos e estratégias de ensino, visando alcançar um objetivo: o conhecimento real da imagem fornecida através da fotografia.

7ª Bienal do mercosul...
















GRITO E ESCUTA....a Proposta é esticar o fio entre a prática e a teoria....a arte como geradora de perguntas...e de promover a reflexão...A obra de arte é uma das possibilidades,uma ferramenta que permite uma experiência cognitiva e que lança uma série de intercâmbios intelectuais e sensíveis....(palavras da Curadoria Pedagógica da 7ª Bienal)





Um evento imperdível....estive lá com meus alunos ...com minhas colegas de estudo...comigo mesmo...como expectadora e agente...experienciando...Absurdo,Projetáveis,Desenho das Idéias,Árvore Magnética,Ficções do Invisível e Biografias Coletivas...Não podemos deixar nehum espaço sem "colocar" o olho e o corpo todo...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Museu da Língua Portuguesa




Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. O Museu contou com uma equipe de criação e pesquisa composta por mais de trinta profissionais qualificados, dentre eles sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas que trabalharam sob a orientação da Fundação Roberto Marinho, instituição conveniada ao Governo do Estado de São Paulo responsável pela concepção e implantação do museu. Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha. O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

Fonte: www.museudalinguaportuguesa.org.br

Se você passar por São Paulo, não deixe de visitar:

Museu da Língua Portuguesa - Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo/SP
(11) 3326.0775
museu@museudalinguaportuguesa.org.br

7ª Bienal do Mercosul


7ª Bienal do Mercosul
De 16 de outubro a 29 de novembro
Porto Alegre/ RS



A 7ª Bienal do Mercosul começa em março de 2008, com o lançamento de um processo inédito para seleção do curador-geral. O concurso, aberto a profissionais de todo o mundo, recebeu 67 propostas para avaliação, vindas de candidatos de mais de 20 países. O método adotado marcou uma nova etapa evolutiva da Bienal do Mercosul, tornando mais dinâmica e transparente a escolha do curador.

A proposta escolhida, assinada pelos curadores Victória Noorthoorn e Camilo Yáñez, atendeu às metas da Fundação Bienal do Mercosul:
• Foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores;
• Contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico;
• Transparência na gestão e em todas as suas ações; • Prioridade de investimento em educação; e,
• Estabelecimento da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

Em linhas gerais, Noorthoorn e Yáñez propuseram um conceito de bienal que determina uma participação efetiva dos artistas que a compõem, valendo-se de sua energia criativa para refletir sobre o papel que representam. O projeto envolve os artistas na própria concepção da Bienal: considerados como atores sociais e constantes produtores de sentido crítico, os artistas serão responsáveis por conceituar formatos de exibição, o projeto pedagógico e as políticas editoriais do evento.

A equipe curatorial da 7ª Bienal do Mercosul está integrada pelos seguintes curadores:
Curadores-gerais: Victoria Noorthoorn (Argentina) e Camilo Yáñez (Chile)
Curadora pedagógica: Marina De Caro (Argentina)
Curadores adjuntos: Roberto Jacoby (Argentina), Artur Lescher (Brasil), Mario Navarro (Chile) e Laura Lima (Brasil)
Co-curadora Radiovisual: Lenora de Barros (Brasil)
Curadores editoriais: Erick Beltrán (México) e Bernardo Ortiz (Colômbia)

A 7ª Bienal do Mercosul é uma plataforma aberta de comunicação sobre o estado das artes mais experimentais e críticas do continente, em diálogo com o mundo. Para a Fundação Bienal do Mercosul, esta Bienal vai promover ações pensadas para envolver o público em um processo contínuo de aproximação e diálogo, abrindo espaço para que as contribuições da Bienal à comunidade sejam positivas e crescentes a cada edição. Este contínuo projeto de renovação e ampliação se constitui num enorme investimento, cujos resultados não se restringem ao presente, mas serão percebidos também no futuro.

Fonte: http://www.bienalmercosul.art.br/

domingo, 1 de novembro de 2009

Auguste Rodin no MASP

"As Três Sombras (1902-1904)"


Quem estiver programando uma viagem a São Paulo nos próximos dias acaba de ganhar mais uma motivação: inaugurou dia 28/10 a exposição de Auguste Rodin no MASP.

O destaque desta mostra é que além das obras, ainda troxeram um acervo fotográfico de 193 imagens selecionadas para a exposição.

Essas fotos que foram "realizadas entre 1880 e 1910 e pertencentes ao gigantesco acervo do artista (com mais de sete mil fotos), são tão frágeis que depois da mostra no Masp regressarão direto para a reserva técnica do Musée Rodin para ficarem 'em repouso' por mais de 20 anos, como assegura a curadora Hélène Pinet."

Para quem se interessa pelo processo de criação artístico, essa é uma exposição imperdível.

Serviço – Rodin: Do Ateliê ao Museu

De 28 de outubro a 13 de dezembro de 2009

Museu de Arte de São Paulo (Masp)

De terça a domingo, das 11h às 18h (nas quintas, até às 20h)

Ingressos: R$ 15 (grátis às terças)Telefone: (11) 3251-5644


Imagem e Reflexão

Reflexão
re.fle.xão(cs) sf (lat reflexione) 1 Ato ou efeito de refletir. 2 Prudência, juízo, tino, pensamento sério. 3 Meditação. 4 Volta ou retrocesso que faz o corpo elástico, saltando do corpo a que foi bater. 5 Desvio de direção que sofre um corpo, quando, animado de certa velocidade, encontra outro corpo resistente; ricochete. 6 Retorno da luz ou do som. 7 Fís Fenômeno que se verifica quando um raio de luz ou de calor incide sobre uma superfície plana e polida, voltando para o meio de onde partiu. 8 Psicol Ato em virtude do qual o pensamento se volta sobre si mesmo para examinar seus elementos e combinações. 9 Filos Atenção aplicada às operações do entendimento, aos fenômenos da consciência e às próprias idéias. 10 Consideração atenta de algum assunto; cálculo, raciocínio; aplicação do entendimento, da razão. 11 Argumento, comentário, observação, ponderação. 12 Argumento contrário, objeção, réplica. R. completa, Filos: o estudo do pensamento; a razão debruçando-se sobre si mesma. R. moral: exame de consciência.


Imagem
i.ma.gemsf (lat imagine) 1 Reflexo de um objeto na água, num espelho etc. 2 Representação de uma pessoa ou coisa, obtida por meio de desenho, gravura ou escultura. 3 Estampa que representa assunto religioso. 4 Estampa ou escultura que representa personagem santificada para ser exposta à veneração dos fiéis. 5 Fís Representação de um objeto por meio de certos fenômenos de óptica ou pela reunião dos raios luminosos emanados desse objeto depois de uma reflexão. 6 Representação mental de qualquer forma. 7 Imitação de uma forma; semelhança. 8 Aquilo que imita ou representa pessoa ou coisa. 9 Impressão de um objeto no espírito. 10 Reprodução na memória. 11 Símbolo. 12 Psicol Reprodução, no espírito, de uma sensação, na ausência da causa que a produziu. I. anamórfica, Ópt: imagem que foi distorcida numa direção. I. de bit, Inform: coleção de bits representando os pixels que caracterizam uma imagem na tela ou numa impressora. I. edética, Psicol: imagem visual subjetiva de percepções passadas, evocável por certas pessoas, principalmente por crianças, com toda a nitidez. I. ética: a que apresenta ao vivo os costumes ou a índole dos indivíduos. I. de fundo, Inform: imagem exibida como um pano de fundo atrás de um programa ou janelas de uma GUI; não se move e não interfere com qualquer programa. I. de primeira geração, Inform: cópia mestre de uma imagem, texto ou documento original. I. de sistema único, Inform: visão operacional de redes múltiplas, bancos de dados distribuídos ou dos sistemas de computação múltiplos, como se eles fossem um sistema único. I. real, Fís: a que é formada diretamente pelos raios refletidos num espelho ou lente. I. virtual, Fís: a que é formada não pelos raios refletidos mas pelo prolongamento destes num espelho ou lente. I. virtual, Inform: imagem completa armazenada em memória, e não apenas a parte que é mostrada. I. visual: concepção mental que corresponde a um objeto visto.